quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Sugestão de Projeto Para Sua Escola

1- AUTOR: Denise Domingues Moreira da Silva
2- PERÍODO: Ano Letivo de 2009
3- OBJETIVOS:
Gerais:
Dinamizar a utilização do laboratório de informática como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.
Apresentar a informática como um recurso que pode e deve ser incorporado na prática educativa.
Desenvolver ações para a inclusão digital e social da comunidade escolar.
Específicos:
Sensibilizar os professores quanto à importância da informática para o desenvolvimento das diversas habilidades humanas.
Contribuir positivamente e educativamente para uma inclusão digital por parte dos professores.
Proporcionar momentos de reflexão sobre as principais mudanças no papel do educador.
Sensibilizar os educadores quanto à importância da capacitação dos professores para atuarem com a informática na educação.
Desenvolver, durante as atividades realizadas, o senso crítico, a reflexão e a autonomia na busca de resoluções de problemas.

4- JUSTIFICATIVA:
Nos últimos anos a tecnologia vem se expandindo ocupando espaços cada vez maiores no cotidiano das pessoas. A escola, como um organismo vivo não poderia ficar inerte. A utilização da informática educativa em sala de aula vem em resposta à necessidade de mudanças e reestruturações pedagógicas. Essa nova tecnologia educacional entra em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais que indicam como um dos objetivos que os alunos dem ser capazes de "saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos". Sammya Feitosa em seu livro Informática na Educação - Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade, capítulo 4, nos fala que os benefícios que podem vir do uso desta nova ferramenta educacional são muitos, entre eles o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, a cooperação, da concentração e das habilidades de comunicação e de estrutura lógica de pensamento.
Pensando neste contexto e no fato de que o Laboratório de Informática Educativa necessita estar sendo utilizado por professores, alunos e comunidade este projeto procura romper com as dificuldades existentes na utilização deste espaço, para que se torne um ambiente inovador e colaborador do processo ensino-aprendizagem e inclusão digital.
5- METODOLOGIA
Reuniões no Laboratório de Informática
* A primeira reunião do ano letivo será administrada no LIED (laboratório de Informática Educativa, primeiramente com uma mensagem de boas vindas eletrônica, leitura do informativo sobre políticas para o uso do LIED e visitas aos sites do NTER10, do CEAT e da SEE.
* Utilizar o espaço do LIED para abrir ou pontuar reuniões pedagógicas durante o ano letivo. Neste momento serão empregados os diversos recursos que a informática oferece, podendo ser uma mensagem no Power point, digitação das conclusões do grupo, elaboração de tabelas e gráficos de aproveitamento da turma.

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