O currículo dentro da educação é o que poderíamos definir como o conjunto de objetivos de aprendizagem que desejamos gerar em nossos alunos, dando a eles a oportunidade de experiências apropriadas que proporcionem efeitos cumulativos para sua vida.
Piaget observou que a criança constrói a noção de certos conceitos porque ela interage com objetos do ambiente onde ela vive e se, continuarmos nessa linha de pensamento de Piaget, poderemos propiciar aos nossos alunos uma construção do conhecimento lançando mão da bagagem de informações e experiências que o aluno traz da sua vida, adequado esse conhecimento ao currículo exigido pela escola, dessa forma, cada aluno terá a oportunidade de se desenvolver conforme sua capacidade individual.
Para Piaget, a interação da escola com a vida do aluno propicia, no mesmo, um desenvolvimento de esquemas mentais onde se produzem o aprendizado.
O uso das tecnologias, quando integrado ao currículo escolar, se tornou um forte aliado para a educação. Através delas, podemos criar um ambiente gerador de criação de experiências próprias, onde se o ensino e a aprendizagem acontecem de forma ativa e democrática.
A Escola precisa ser flexível às novas linguagens de ensino-aprendizagem, disposta a ajudar na concepção da integração currículo/tecnologias, e o caminho mais seguro para alcançar os objetivos desejados é a formulação de estratégias pedagógicas adequadas. Conforme no texto “Pedagogias de Projetos: fundamentos e implicações”, de Maria Elisabette Brisola Brito Prado, “[...] O Professor deverá estar atento para saber o que, como, quando o por onde desenvolver determinadas ações pedagógicas. E para isso é fundamental conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza da sua intencionalidade pedagógica.”.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário